sábado, 20 de março de 2010

Como escolher as melhores palavras-chave para os seus blogs em apenas 6 minutos?

Nos dias de hoje e com a concorrência cada vez mais acrescida, torna-se essencial saber utilizar o marketing em prol do crescimento e destaque do seu blog. A optimização para motores de busca é umas das formas eficientes de conseguir melhorar o posicionamento do seu blog e da sua marca, através de pesquisas e métodos orgânicos, sem que exija um investimento directo ao nível de capital.
Quando se inicia um novo projeto, e/ou se pretende melhorar o posicionamento de um projecto já existente, é necessário partir para um estudo profundo ao nível das palavras-chave. São estes os termos que poderão marcar a diferença entre um blog que recebe 5000 visitas por dia e um que recebe 50.000. Vamos analisar como escolher as palavras-chave correctas através de um método que não lhe retira mais do que 6 minutos do seu dia-a-dia.
PASSO Nº1 – ESCOLHER AS PALAVRAS-CHAVES
Dependendo da área de acção do seu blog, comece por constituir uma listagem de palavras-chave associadas ao mercado de acção do seu blog. Utilizando o exemplo deste blog e da palavra mãe ‘Dinheiro’, poderiamos constituir uma listagem do tipo:
dinheiro
ganhar dinheiro
programas afiliação
marketing de afiliados
ganhar dinheiro na internet
anúncios de texto
economia
mercados financeiros
etc
PASSO Nº2 – UTILIZAR A FERRAMENTA DE PALAVRAS-CHAVE DO GOOGLE
A Google disponibiliza gratuitamente uma ferramenta de pesquisa de palavras chave intitulada Google Search Keyword Tool. Esta ferramenta permite aos webmasters e blogueiros procurarem termos específicos baseados na qualidade do tráfego, na concorrência e no CPC médio pago pelas campanhas de anunciantes de Adwords. É relativamente fácil encontrar palavras-chave com CPCs superiores a $1.

Dependendo do tipo de pesquisa por palavras-chave, a lista de resultados pode ser muito maior. No caso da palavra ‘dinheiro’ temos um resultado de 67 diferentes palavras-chave que podem posteriormente ser exportadas para Excel e utilizadas em filtragens profundas, que o ajudarão a encontrar os termos mais rentáveis a utilizar nos seus websites ou blogs.
PASSO N3º – UTILIZAR O EXCEL E OS DADOS
Depois de exportar a sua lista de resultados, comece por filtrar apenas a informação que realmente interessa. Elimine todas as tabelas desnecessárias, nomeadamente as que não estão relacionadas com as palavras-chave, preço e volume de pesquisas. Tudo o resto é tecnicamente dispensável.
Depois disso, siga os seguintes passos:
Copie e cole toda a informação numa folha de Excel.
Depois disso crie uma coluna com a equação (preço do clique X volume de pesquisa mensal).
Organize a sua tabela pelo valor das palavras-chave.
Remova automaticamente toda a informação duplicada.
Elimine palavras-chave irrelevantes à mão.
PASSO Nº4 – MAPEAR PALAVRAS-CHAVE COM O CONTEÚDO DO SEU BLOG
A grande vantagem do mapeamento, prende-se com a utilização as palavras-chave e dos conteúdos optimizados na sua tabela de Excel, contra os conteúdos actualmente utilizados no seu blog. Com um mapeamento desse tipo, é possível você ter noção da importância de trocar títulos, endereços e conteúdos no seu blog, optimizando para o máximo rendimento em Google Adsense, por exemplo.
Através deste método e tendo em conta os endereços onde se encontram determinadas palavras-chave, torna-se possível você compreender rapidamente quais os conteúdos com grande potêncial no seu blog, mas também aqueles que podem rapidamente ser optimizados com novas palavras-chave e termos mais rentáveis. É um exercício simples e que lhe ocupará pouco tempo.
PASSO Nº5 – VIDEOS, AJUDA E DICAS EXTRA
Caso tenha dúvidas em como estruturar o seu mapa de palavras-chave, deixamos em baixo alguns videos do Youtube com ensinamentos muito interessantes sobre esta área do keyword searching. Se por ventura tiver alguma dúvida, poderá deixar sempre um comentário em baixo, que teremos todo o gosto em ajudar no que for possível.



Entretanto, se estiver interessado em melhorar o mapa de keywording do seu blog, deixamos mais algumas dicas extra que poderá colocar em andamento:
Utilize o seu Google Analytics para procurar os termos mais procurados pelos seus visitantes.
Acompanhe blogs, websites e forums na sua área, e mantenha-se atento às novidades. Os temas novos geralmente são oportunidades de negócio.
ferramentas de sugestão de palavras-chave como o Quintura, por exemplo.
Analise o seu blog juntamente com a sua concorrência no SEM Rush.
Procure mais palavras-chave competitivas no Microsoft Ad Intelligence.
Se utilizar o AdWords, faça login no Google Search Keyword e ele dar-lhe-á uma lista compreensiva com mais palavras-chave e termos, que o sistema considera interessante de você utilizar nas suas campanhas Adwords.

Boas campanhas!Até Já!

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